5 de mar. de 2011

PROJETO CARNAVAL JOANA ALEGRIA 2011

Projeto carnaval JOANALEGRIA 2011

Público - alvo: Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Duração: 02 semanas
Período: 21/02/2011 a 04/03/2011
Supervisores: Gilvani Rodrigues e Jaqueline Rodrigues

Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.
Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Que no decorrer da execução do projeto, os educandos possam Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.
Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
* Estabelecer regras para o jogo.
* Conscientizar os alunos no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão.
*Adotar medidas de precaução contra as drogas, abuso sexual a menores, doenças sexualmente transmissíveis.
Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical;
* Expressividade;
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração.
Divisão de temas por área:
Geografia/História:
- Tipos de comemorações nas Regiões brasileiras;
- Origem do Carnaval.
- História do carnaval no Brasil as suas características.
- Cidades onde o carnaval é importante fonte de atração turística.
Língua Portuguesa:
- Elaboração de cartazes informativos, de propagandas para serem afixados nas paredes da escola;
- Produções de textos
- Trabalhar o vocabulário através das músicas carnavalescas.
Matemática:
- Linha de tempo sobre o carnaval, estabelecendo paralelo entre o antes e o agora.
- Coleta de dados sobre o carnaval no Rio de Janeiro, São Paulo e outros Estados.
Ciências:
- Cuidados a serem adotados a fim de se prevenir contra as drogas, abuso sexual de menores e Doenças Sexualmente Transmissíveis- DSTs.
Educação Física:
-Danças típicas do carnaval.
Artes:
- Confecção de fantasias.
Literatura:
Músicas e poemas relacionados ao tema.
Educação Religiosa:
- Valores
Inglês:
Pesquisa sobre termos de origem inglesa que prevalecem no carnaval.

Estratégias (Procedimentos metodológicos):
*Música;
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* Carta enigmática
* Literatura infantil;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e números.

Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento dos alunos. Será observado o que estes sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Culminância:
Festa Carnavalesca, com escolha do garoto e da garota Joanalegria 2011. (prevista para o dia 04/03/2011)

Bibliografia:
* REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
- Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:il.
* RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na Pré-Escola r no Ensino Fundamental.
Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999.
* PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola.
Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI Indústria
Gráfica Ltda 6ª edição.
* PESQUISA SOBRE O CARNAVAL NA INTERNET
* CD. BAILE DE CARNAVAL - As melhores marchinhas de todos os tempos P.004/98.
* CD. BAILE DE CARNAVAL As melhores marchinhas de carnaval. P.ooo5/98.