28 de nov. de 2009

Dia Nacional da Consciência Negra


Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.
O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade.
E para que os alunos tome conhecimento desta data tão importante para a consciêntização da descriminação no nosso Brasil, a Escola Joana desenvolveu o Projeto Dia Nacional da Consciência Negra, no periodo de 16 a 26/11, onde foi trabalhado de forma que todos os alunos do 1º ao 9º Ano conhecesse sobre os fatos acontecidos naquela época e contextualizar os fatos no nosso país atual, e ao mesmo tempo discerni sobre a importancia da não descriminação e a igualdade de todos.
No dia 27 de novembro foi realizado a culminância do projeto, inciando com execução do hino nacional brasileiro, logo após os professores de história Marcelo e Nelma se pronunciaram sobre o tema e valorizando todas as culturas do nosso país. Os alunos da 4º ano apresentaram jogral sobre brancos, pretos, amarelos, alunos do 2º ano apresetaram  poemas e um jogral sobre a discriminação, foi apresentado dança da cultura negra o hip hop pelo aluno Fabrício, jogral vida de escravo pelos alunos do 6º ano, aprentação da peça teatral: "Discriminação racial" pelos alunos da 8º Ano "B", peça teatral: "Discriminação na escola", coreografia pelos alunos 6º, 7º, 8º e 9º. Após as apresentações dos alunos a equipe do pro-jovem adolescente do município de Patis  apresentaram a peça teatral: "Debate sobre consciência negra".
Sabemos que podemos valorizar cada um de sua maneira, e para que isso aconteça devemos trabalhar em conjunto com diversas parcerias e principalmente com a participação dos pais no ambiente escolar de seus filhos.

FOTOS: