Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.
O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade.
E para que os alunos tome conhecimento desta data tão importante para a consciêntização da descriminação no nosso Brasil, a Escola Joana desenvolveu o Projeto Dia Nacional da Consciência Negra, no periodo de 16 a 26/11, onde foi trabalhado de forma que todos os alunos do 1º ao 9º Ano conhecesse sobre os fatos acontecidos naquela época e contextualizar os fatos no nosso país atual, e ao mesmo tempo discerni sobre a importancia da não descriminação e a igualdade de todos.
Sabemos que podemos valorizar cada um de sua maneira, e para que isso aconteça devemos trabalhar em conjunto com diversas parcerias e principalmente com a participação dos pais no ambiente escolar de seus filhos.
FOTOS: